lang_data_formato
O Museu da Comunicação Hipólito José da Costa de Porto Alegre recebeu a visita do Sr. Jorge Rogelson da Silva, representante do Museu Municipal Agrícola Olindo Feldkircher - da cidade de Selbach/RS. Trouxe 7 latas contendo películas 35mm Pathé de filmes mudos.
Pathé ou Pathé Frères é o nome de uma empresa francesa que foi fundada e estiveram sob o controle dos irmãos Pathé, na França, em 1896. No início dos anos 1900, a Pathé se tornou uma grande companhia cinematográfica, assim como a maior produtora fonográfica mundial. Em 1908, a Pathé inovou com a apresentação do “noticiário” ou “documentário”, o qual era apresentado antes de um filme longa-metragem. Provavelmente seja o caso de algumas destas películas vindas com o Jorge. Tudi indica que sejam anteriores a década de 1920 por se tratar de películas de Nitrato de celulose, material inflamável que já esta em desuso há muitas décadas.
O material cinematográfico vai ser analisado pelo setor de cinema do Museu da Comunicação que irá catalogar e limpar as fitas. São relíquias doadas pela família Haunss no mês passado e podem ter grande valor histórico.
Nas fotos, temos o senhor Yuri Victorino, diretor do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa e Jorge Rogélson da Silva com os rolos de filme.
LANG_FOTOS
Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora