08 . 10 . 2018

III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO IDOSO

O município de Selbach realizou na tarde do dia 04 de outubro a III Conferência Municipal da Pessoa Idosa, na Sala de Atenção à Saúde.

A conferência foi conduzida pela Presidente do Conselho do Idoso Noeli Huppes, contando com a participação da Secretária Municipal de Saúde Danielle Maldaner, Secretária Municipal de Assistência Social Lisete Kuhn, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Matheus Huppes e Vice-prefeita Stellamaris Goby. A professora de Educação Física Veronica Naumamm realizou uma dinâmica com todos os presentes, enfantizando a importância da prática da atividade física para o envelhecimento humano.

O tema da conferência ““Desafios de Envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas como estratégia na garantia dos direitos da pessoa idosa” foi abordado pela Assistente Social Fátima Tsukita da 9° Coordenadoria de Saúde de Cruz Alta, com Diego Ehmke Enfermeiro e Mestrando da Unicruz e a professora Cristina Thum da Faculdade de Enfermagem da Unicruz.

Participaram da conferência usuários da política, gestores, vereadores, trabalhadores da saúde e da assistência social, conselheiros municipais e administração pública, que após a explanação elencaram as deliberações para a ampliação da política de atenção a pessoa idosa no âmbito Municipal, Estadual e Federal.

O município de Selbach conta, conforme dados do IBGE, com uma população de 5.093 habitantes, destes 815 pessoas idosas, sendo que na faixa etária de 60 a 74 anos temos 258 homens e 299 mulheres; na faixa etária de 75 a 89 anos 84 homens e 160 mulheres; de 90 a 99 anos 5 homens e 8 mulheres e 100 anos ou mais apenas 1 mulher. Sendo assim da faixa etária de 60 a 100 anos, temos 347 homens e 468 mulheres.

Autor: Márcia - Assistente Social