09 . 08 . 2018

Servidores recebem capacitação sobre Equipamentos de Proteção Individual EPIs

Servidores recebem capacitação sobre Equipamentos de Proteção Individual

EPIs

A Prefeitura Municipal, assumida por uma gestão comprometida com a valorização e o cuidado do servidor público, realizou, no último dia 08, a entrega dos Equipamentos de Proteção Individual: luvas, botas, capacetes e óculos dentre outros.

Durante a atividade, os servidores foram alertados pelo técnico em Segurança do Trabalho, Igor Knopf dos Santos, sobre os riscos e perigos inerentes as suas tarefas quotidianas, classificados como: químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos e suas respectivas definições e características.

Os EPIs são utilizados contra possíveis riscos que ameaçam a saúde ou a segurança do trabalhador durante o exercício de sua atividade laboral. A aquisição gratuita do EPI é assegurada pela NR-6 do Ministério do Trabalho e Emprego, que determina que o empregador forneça os equipamentos e oriente seus funcionários quanto à utilização dos mesmos. Mas esta mesma norma também expõe que são responsabilidades do empregado a utilização e conservação do EPI, bem como o cumprimento das orientações de uso.

“É importante destacar que a proteção do trabalhador só é efetivada com a conscientização dos profissionais. Muitos acabam não usando os equipamentos de proteção por acharem desconfortável ou mesmo por subestimarem a importância do uso, e isso pode levá-los ao acometimento de uma doença ou a um acidente grave”, alertou o Técnico.

Estiveram acompanhando o treinamento os membros da COMPAQ da Prefeitura Municipal Marisa Eckert e Jeovane Prates da Silva, responsáveis pela organização e distribuição dos materiais.

Autor: ASCOM Selbach