Notícias

09 . 04 . 2018

“Nova temporada de Vacinação contra a meningite C e o HPV”

“Nova temporada de Vacinação contra a meningite C e o HPV”

Foi realizada na última semana nas escolas do município, pelas profissionais de Enfermagem da Sala de Vacinas e Agentes Comunitários de Saúde, a Campanha do Ministério da saúde intitulada como “Nova temporada de Vacinação contra a meningite C e o HPV”, reunindo crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. No Brasil, são estimados 16 mil casos de câncer de colo do útero por ano e 5 mil óbitos de mulheres devido à doença. Mais de 90% dos casos de câncer anal e 63% dos cânceres de pênis são atribuíveis à infecção pelo HPV, principalmente pelo subtipo 16.

Dados recentes também enfatizam a necessidade da vacinação da Vacina Meningocócica C em de adolescentes, com o intuito de reduzir o número de portadores da bactéria em nasofaringe. Recentes pesquisas constatam a ausência de anticorpos protetores poucos anos após a vacinação de lactentes e crianças mais novas. A vacinação de adolescentes proporcionará proteção direta impedindo o risco de doença para esses grupos etários.

Houveram palestras com exposição de vídeos sobre a campanha e as doenças, e a vacinação nas escolas Adão Seger, Aníbal Magni e Frei Anselmo, dos dias 02 à 06 de abril. Com um total de aplicação de 34 vacinas de HPV, 41 vacinas de Meningocócica C, 10 Vacinas do Tétano, 5 Vacinas da febre Amarela e 3 Vacinas da Tríplice Viral.

Orientamos os pais/ responsáveis que não enviaram as cadernetas de vacinação de seus filhos, na faixa etária de 9 à 14 anos, para as escolas na semana passada, que podem vir até a UBS Selbach para conferir a situação vacinal de seus filhos durante os próximos dias e realizar a vacinação se necessário.

 

Autor: SMS Selbach